segunda-feira, 25 de março de 2013

ACUPUNTURA & FERTILIDADE NATURAL



As Terapias Orientais objetivam restabelecer o fluxo da energia vital pelo organismo, e para isso, lançam mão de vários recursos tais como o sistema alimentar, exercícios respiratórios e físicos, bem como massagens ou acupuntura.

Para a saúde o princípio é o equilíbrio interno entre as forças Yin e Yang, que representam o microcosmo do universo em cada um de nós. A filosofia Taoísta compreende que somos parte integrante do universo. As energias do Céu e da Terra fluem pelo nosso corpo, fertilidade é o nosso equilíbrio com a natureza.

Acupuntura é uma antiga técnica praticada na China e em outros países asiáticos há mais de 3.000 anos. Utiliza a estimulação em determinados pontos com a finalidade de reequilibrar o organismo tornando-o novamente saudável. O método de estimulação mais comum é a inserção de agulhas em locais específicos da pele, seguindo o percurso dos Meridianos.

Para a acupuntura, em G. Ross, a infertilidade pode estar relacionada com quadros de excesso como Estagnação da Energia e do Sangue, assim como fleuma e umidade. Também à quadros de deficiência, como aquelas relacionados com o Rim, com o Sangue, com a Energia ou com a Essência.

São vários os padrões de desarmonia nos casos de infertilidade, incluindo falta de energia, ciclos menstruais irregulares e cansaço excessivo. A acupuntura para mulheres, que buscam a fertilidade, trabalha com os Meridianos. Os Rins são os responsáveis por fornecerem energia ao corpo, trazendo consigo a energia ancestral e a essência, então tratar essa área dá a mulher mais energia para oferecer ao corpo o caminho da concepção. O tratamento do Meridiano do Fígado regula o fluxo menstrual e reduz os efeitos psicológicos de uma tensão pré-menstrual, ou mesmo da depressão e da ansiedade. Ao trabalhar no equilíbrio do Meridiano do Coração, ao qual se atribui a responsabilidade do estado emocional, se promove o relaxamento e a saúde no processo de concepção. Quando todas as áreas são tratadas de forma integrada, a qualidade da ovulação melhora, o revestimento do útero se torna mais acolhedor, os ciclos menstruais são regulados e os hormônios entram em equilíbrio em todo o corpo. Pesquisadores descobriram que a acupuntura pode aumentar o fluxo sanguíneo para os órgãos reprodutivos femininos, assim oferecendo uma melhor irrigação. Além disso, a acupuntura melhora o revestimento do útero, local ao qual o embrião adere após a concepção. Esse revestimento é como o "solo do jardim", explica Chang - se está desnutrido, o embrião não se fixa e a gestação não terá continuidade. (Fertility and Sterility 2002)

Na mulher, os fatores psicológicos, como estresse emocional e os sentimentos negativos podem inibir a menstruação e a concepção, estando relacionados principalmente com a energia dos Meridianos do Fígado, Rins, Pulmões, Coração e Baço.

A estagnação da energia do Fígado pode estar relacionada com a depressão, a frustração e a raiva reprimida, mais especialmente com o ressentimento. Quanto ao Meridiano dos Rins, a relação das emoções está vinculada ao medo. Para muitas mulheres, as fases de transformação como a puberdade e mesmo a idéia da maternidade podem estar envoltas em crenças geradoras de medos: medo do desconhecido, medo da dor, medo da responsabilidade, medo do fracasso ou mesmo medo da morte. O apego ao passado, o pesar pelas perdas, a tentativa de parar o tempo e se desprender dos relacionamentos antigos para participar inteiramente dos novos, pode estagnar a energia dos Pulmões. Para a energia do Coração, a estagnação pode surgir quando há relutância de se entregar ao novo, havendo uma tendência de bloquear o fluxo do amor e da sexualidade, com quadros de amenorreia. O Baço sofre, quando a relação entre uma mãe e uma filha não foi permeada de carinho; a mulher, na fase adulta pode viver uma sensação de vazio interior, um sentimento de rejeição partindo para uma anorexia ou mesmo evitando consciente ou inconscientemente a gravidez. Todas estas emoções podem causar estagnação de energia, tanto quanto a raiva, a frustração como o pesar, podem impedir a concepção.

Para os homens também existe o tratamento da fertilidade com a acupuntura nos meridianos dos Rins, do Coração e do Fígado. Isso pode ajudar na infertilidade que tem como raiz as deficiências de Rim, Baço e Fígado, que causam cansaço, baixa produção de espermatozoides e má qualidade de espermatozoides. Quando existe uma baixa contagem ou a imobilidade dos espermatozoides, o tratamento deve durar por pelo menos três meses devido ao tempo de maturação dos espermatozoides

O tratamento para engravidar bem sucedido geralmente envolve de uma a duas sessões por semana durante três a seis meses, ou seja o mínimo de três ciclos consecutivos. Os casais podem continuar as tentativas de conceber durante o tratamento, mas se acredita que o equilíbrio do corpo para gestar uma nova vida precisa acontecer antes que ela aconteça.





Nenhum comentário:

Postar um comentário